Cidades

Cidades

Fechar
PUBLICIDADE

Cidades

Crianças com câncer ganham dia de festa e diversão em casa de apoio em Santarém

Uma festa com direito a brincadeiras, teatro de fantoche, contação de histórias, doces e comida. A ideia do Gracsan também é proporcionar alegria aos pequenos.

 
 -  Grupo de teatro “Zequinha e seus amigos” levou alegria por meio de contação de histórias  Foto: Adonias Silva/G1
Grupo de teatro “Zequinha e seus amigos” levou alegria por meio de contação de histórias Foto: Adonias Silva/G1

Crianças atendidas pelo Grupo de Apoio à Criança com Câncer de Santarém (Gracsan) ganharam um momento diferente e dedicado a diversão na tarde desta quinta-feira, 12 de outubro, o dia dedicado a elas. Uma festa com direito a brincadeiras, teatro de fantoche, contação de histórias, doces e comida. A festa na casa de apoio foi completa.

O que mais pode ser notado no rosto das crianças, foi o sorriso. As crianças atendidas pela casa de apoio são de municípios do oeste do estado e estão em tratamento de câncer no Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA). O tratamento, muitas vezes, deixa os pequenos debilitados e em alguns, a quimioterapia é agressiva.

Para levar alegria, o grupo de teatro “Zequinha e seus amigos” vai aos hospitais e comunidades do interior. Neste 12 de outubro, os integrantes tiraram a tarde para fazer algo diferente. “Queremos levantar a autoestima dessas crianças, que estão ali doentes, acamados, não tem uma palavra. Os bonecos transmitem muitas alegrias para as crianças”, disse.

Dona Maria Antônia Lopes da Silva e o filho Daniel Lopes da Silva, de 7 anos, ambos de Monte Alegre (Foto: Adonias Silva/G1) Dona Maria Antônia Lopes da Silva e o filho Daniel Lopes da Silva, de 7 anos, ambos de Monte Alegre (Foto: Adonias Silva/G1)

Dona Maria Antônia Lopes da Silva e o filho Daniel Lopes da Silva, de 7 anos, ambos de Monte Alegre (Foto: Adonias Silva/G1)

O pequeno Daniel Lopes da Silva, de 7 anos, está em tratamento de câncer no Hospital Regional. Ele está na casa de apoio há dois meses, juntamente com a mãe, Maria Antônia Lopes da Silva, ambos de Monte Alegre. Para Daniele, a tarde esteve mais que especial. “Está muito legal. Já joguei bola, brinquei também”, disse.

O Graacsan é uma instituição filantrópica e sem fins lucrativos, criada em 2015 para acolher e apoiar crianças com câncer com idade inferior a 12 anos e que necessitam de hospedagem, alimentação, transporte e serviços de higiene. Os acompanhantes também possuem direito à hospedagem, que é feita de forma totalmente gratuita.

Para Reinaldo Santos, que integra a diretoria do Gracsan, além de oferecer hospedagem e tratamento as crianças, a ideia também é proporcionar alegria aos pequenos. "Todo o ano a gente faz essa programação que é para ajudar a criança, dar alegria a essas crianças que vem do interior que geralmente eles não tem isso lá", disse.

A sede fica na avenida Turiano Meira, 1556, bairro Santíssimo. O espaço dispõe de mais de vinte acomodações, sendo quatro quartos, uma cozinha, dois banheiros e também lavatórios. Para os pacientes, serão disponibilizados mais de 20 camas e para os acompanhantes mais de 20 redes. O paciente é encaminhado à casa por meio do setor de assistência social.

O Gracsan conta com ação de voluntários e parceiros, sem vínculo religiso ou político. A equipe reúne dermatologistas, dentistas, psicólogos, pedagogos, fisioterapêutas e pediatras. Além disso, oferece apoio na realização de exames e na área jurídica.

Doações Gracsan
Banco do Brasil - GRACSAN
AG: 0130-9 / CC: 92016-9

Quer saber mais notícias de Santarém e Região? Acesse G1 Santarém.

  • Santarém

 

 

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Tecnologia O curioso modo como é fabricado um processador
Variedades Você sabe quais são os lugares mais seguros no avião?
Turismo Incríveis lugares abandonados
Ecologia Meu Jardim: Vespas
Variedades Dezoito esculturas na areia que são verdadeiras obras de arte
Turismo Vila construída embaixo de uma rocha
Comportamento 7 sinais de que você está em um relacionamento tóxico
Mangás e Animes Oito curiosidades que você não deve saber sobre os Simpsons