Cidades

Cidades

Fechar
PUBLICIDADE

Cidades

Trinta voluntários são capacitados para combater incêndios florestais em Alenquer

Brigada é formada por servidores públicos e lideranças comunitárias. Participantes tiveram aulas teóricas e práticas e ajudarão a Defesa Civil no combate as queimadas.

 
 -  Voluntários tiveram aulas teóricas e práticas no curso de combate a incêndios  Foto: Samuel Alvarenga/Secom/Divulgação
Voluntários tiveram aulas teóricas e práticas no curso de combate a incêndios Foto: Samuel Alvarenga/Secom/Divulgação

Uma das preocupações dos municípios da região durante o rigoroso período do verão amazônico é quanto aos incêndios florestais, que acarretam muitos problemas ambientais. Para prevenir e combater queimadas, uma brigada de voluntários foi formada em Alenquer, no oeste do Pará. A turma é composta por trinta servidores públicos municipais e lideranças comunitárias.

O curso foi ministrado com supervisão do 4º Grupamento de Bombeiros Militar, sediado em Santarém e que atende os municípios da região do Baixo Amazonas, e teve duas modalidades: teoria e prática. Na primeira fase teórica, os participantes tiveram conhecimentos básicos sobre legislação aplicada a incêndios; equipamentos e materiais empregados no combate a incêndios florestais; sistema de combate e atribuições dos componentes da brigada.

Trinta voluntários entre servidores públicos e lideranças comunitárias compõem a brigada de incêndio (Foto: Samuel Alvarenga/Secom/Divulgação) Trinta voluntários entre servidores públicos e lideranças comunitárias compõem a brigada de incêndio (Foto: Samuel Alvarenga/Secom/Divulgação)

Trinta voluntários entre servidores públicos e lideranças comunitárias compõem a brigada de incêndio (Foto: Samuel Alvarenga/Secom/Divulgação)

Embasados com conhecimento teórico, os voluntários fizeram um simulado de combate a incêndio florestal. Eles tiveram noção sobre deslocamento com os equipamentos, organização de Guarnições de Combate a Incêndios Florestais(GCIF) e métodos de combate - direto e indireto.

De acordo com a Defesa Civil de Alenquer, nas últimas semanas foram registrados vários incêndios no município tanto na área urbana quanto na área rural. Os incêndios iniciam de forma natural ou criminosa para abertura de grandes áreas que servirão futuramente para plantações ou pastagem para rebanhos.

Com a formação da brigada, o órgão espera que as queimadas sejam combatidas de forma mais rápida, consequentemente amenizando os estragos ambientais.

  • Santarém

 

 

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Turismo Maravilhosa Ponte de Oresund, com rodovia e ferrovia, submerge no mar
Ciência Experimento de Sala de Aula: Colocar ovo na garrafa
Celulares Novo Iphone deverá ter reconhecimento facial, lançamento previsto para 2018
Cinema Casais famosos no cinema que se odiavam atrás das câmeras
Comportamento 8 segredos da linguagem corporal que usam todas as pessoas bem sucedidas. A 6ª é essencial.
Ciência Construa passo-a-passo sua própria bobina de Tesla
Mangás e Animes 15 frases de Homer Simpson que demonstram sua sabedoria
Turismo Vila construída embaixo de uma rocha