Variedades

Variedades

Fechar
PUBLICIDADE

Variedades

Bailarino '''larga tudo''' e muda de país para integrar espetáculo uruguaio com estreia na Bienal: '''Tudo valeu'''

Equatoriano que morava na Argentina chegou a viver por seis meses de favor na casa da diretora para se dedicar exclusivamente à performance Big Bang

 

Para Santiago Bone, não há distância que o impeça de fazer o que ele mais ama: dançar. Nascido no Equador, o bailarino abandonou a vida e o emprego que tinha na Argentina para trabalhar seis meses no Uruguai com o espetáculo "Big Bang", que estreia no Brasil nesta edição da Bienal de Dança, em Campinas (SP).

"Eu não sabia o que fazer, porque tinha que deixar tudo o que havia construído durante quase dois anos para ir a Montevidéu seis meses trabalhar nesses outros projetos. Tinha que deixar trabalho, casa, universidade, tudo. E disse que sim", lembra.

A apresentação inédita aconteceu no sábado (17) à noite no Galpão do Sesc, e tem nova sessão neste domingo (18) às 20h, no mesmo local. Os ingressos variam de R$ 9 a R$ 30.

Já conferiu toda a programação da Bienal? Clique e veja o que vem por aí

Espetáculo 'Big Bang' usoou recursos de tecnologia e física na Bienal de Dança, em Campinas (Foto: Beto Assem/Divulgação) Espetáculo 'Big Bang' usoou recursos de tecnologia e física na Bienal de Dança, em Campinas (Foto: Beto Assem/Divulgação)

Espetáculo 'Big Bang' usoou recursos de tecnologia e física na Bienal de Dança, em Campinas (Foto: Beto Assem/Divulgação)

Acaso e intuição

Bone recebeu o convite para o trabalho da diretora Andrea Arobba, a quem conheceu casualmente em uma festa de aniversário durante uma viagem a Montevidéu. Ele não imaginava que o encontro ao acaso poderia dar um "boom" em sua vida profissional.

“Era em um bar, eu estava subindo as escadas e a primeira imagem que tenho dessa noite foi de ver Andrea. Conversando com todos, comecei a falar com ela. Ela me contou que era coreógrafa e eu, que sou bailarino. Então, ela disse: 'quer vir a uma reunião amanhã?'”, conta.

Quando se encontraram novamente e Andrea viu o modo como ele dançava, disse que teve uma intuição.

"Foi como se por toda a vida tivéssemos trabalhados juntos", lembra.

Depois de alguns meses, ela o chamou para fazer parte de um projeto de solos e, em seguida, participar do processo que daria origem ao novo espetáculo.

Equatoriano Santiago Bone durante ensaio do espetáculo 'Big Bang', estreia na Bienal de Dança, em Campinas (Foto: Clara Rios/G1) Equatoriano Santiago Bone durante ensaio do espetáculo 'Big Bang', estreia na Bienal de Dança, em Campinas (Foto: Clara Rios/G1)

Equatoriano Santiago Bone durante ensaio do espetáculo 'Big Bang', estreia na Bienal de Dança, em Campinas (Foto: Clara Rios/G1)

Trabalho e recompensa

Para conseguir se bancar, ele teve que viver por seis meses na casa da diretora, que o acolheu sem restrições.

"Compartilhar com ela e com sua família foi uma experiência superinteressante. Não só conheci a Andrea diretora e bailarina, mas a Andrea mãe e esposa, e aprendi muito disso", conta o dançarino.

A diretora criou no espetáculo uma mistura de arte, cosmologia e física. Com muitos efeitos especiais e música ao vivo, ela teve que contar com a ajuda de científicos de diversas áreas, como física e robótica. O resultado foi uma explosão de luzes e movimentos.

Para Santiago, chegar nesse nível, apresentando um espetáculo inédito em outro país, fez todas as mudanças valerem a pena.

"Treinamos e saiu incrível. Depois de conhecer o trabalho que há por trás da obra, tudo valeu", conclui.

Espetáculo 'Big Bang' teve estreia nacional na Bienal de Dança, em Campinas (Foto: Beto Assem/Divulgação) Espetáculo 'Big Bang' teve estreia nacional na Bienal de Dança, em Campinas (Foto: Beto Assem/Divulgação)

Espetáculo 'Big Bang' teve estreia nacional na Bienal de Dança, em Campinas (Foto: Beto Assem/Divulgação)

Quer saber mais o que rola na Bienal de Dança? Confira mais detalhes da programação

  • Campinas

 

 

 

 -  Espetáculo  Big Bang  estreia no Brasil na Bienal de Dança, em Campinas  Foto: Beto Assem/Divulgação
Espetáculo Big Bang estreia no Brasil na Bienal de Dança, em Campinas Foto: Beto Assem/Divulgação
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Saúde e Bem Estar Fatos interessantes sobre o sono
Variedades Teorias: Meteorito acabará com o mundo em 23 de setembro
Turismo Nazistas construíram edifícos maciços durante a guerra para proteger cidades de ataques aéreos
Personalidades Os 23 atores de séries mais bem pagos
Artes Imagens de trabalho de Andrew Hickinbottom
Música Ariana Grande x Christina Aguilera. Quem imita melhor?
Variedades Fotos curiosas que lhe farão pensar um pouco
Humor 14 Construções muito estranhas