Cidades

Cidades

Fechar
PUBLICIDADE

Cidades

Aprenda a fazer bobó de camarão com jambu e leite de castanha do Pará

Prato típico da Bahia que ganhou um toque paraense é do chef Delano Souza.

 

Paraense adora saborear uma boa comida na beira do rio e foi nesse cenário que o chef de cozinha Delano Souza fez uma receita diferente: bobó de camarão com jambu e leite de castanha do Pará. Aprenda a fazer esse prato para saborear com a família e amigos.

O prato é típico da Bahia, mas tem o gostinho do Pará porque leva jambu, cachaça de jambu, com toda a produção orgânica da ilha do Marajó.

"Eu estava na ilha e recebi um desafio pra preparar um prato da cozinha clássica baiana. Aí eu disse não, tô na ilha do Marajó, então vamos ver o que a gente pode trabalhar. Então fui buscar com os meus amigos que produzem o jambu, abacaxi, macaxeira de forma orgânica e decidi criar, reinventar um prato. É um clássico da cozinha brasileira, que é o bobo de camarão, e substituí alguns ingredientes como o leite pela castanha do Pará, com o jambu e flambei o nosso camarão e com a cachaça de jambu”, revela Delano.

O chef ensina como fazer a receita paraense de bobó de camarão:

Ingredientes

2 cebolas grandes
4 dentes de alho
50 gramas de pimentão vermelho
6 tomates sem pele e sementes
Purê de 1kg e meio de macaxeira
2 colheres de sopa de dendê
250 ml de leite de castanha do Pará
2 maços de folhas jambu, sem o talo
Azeite, salsa, sal, pimenta do reino e pimenta dedo de moça é a gosto
1 kg de camarão rosa já lavado com limão
Cachaça de jambu para flambar

Modo de preparo

Em uma panela quente coloque o azeite, a cebola, o alho e uma pitada de sal. Depois coloque o e refogue, mas reserve um pouquinho dos camarões porque serão usados mais na frente pra finalizar a receita.

Acrescente gotas de limão. "Essa acidez é pro camarão ganhar sabor, pra dar um sabor suave", explica.

Coloque o tomate, misture bem. Depois o pimentão vermelho. Enquanto tudo está cozinhando, corte a pimenta dedo de moça a gosto e coloque na panela. Em seguida a salsa e o sal, ambos a gosto. É hora de acrescentar o purê de macaxeira.

"Esse purê de macaxeira você faz um fundo com a casca de camarão e as cabeças pra ele poder dar sabor. Se você provar, ele já tem o gosto do camarão, ele vai juntar a essa 'cocção' e vai ficar com o ponto do bobó", dá a dica.

Misture o purê com o camarão. Coloque as duas colheres de dendê, mexa e depois acrescente o leite de castanha do Pará. Mexa por mais uns 5 minutinhos e reserve.

Nesse tempo, Delano cozinha rapidamente o jambu. Só 5 minutos e pronto, misture no bobó.

Para montar o prato, pegue aquele camarão que ficou reservado e tempere com limão e sal. Em uma frigideira com azeite, coloque os camarões um a um. Na hora de flambar com cachaça de jambú, tome cuidado por causa do fogo que levanta da panela.

Para finalizar, o Delano monta um prato em um abacaxi. "O toque final desse prato é exatamente a apresentação dele, que com o sabor adocicado desse abacaxi, ele vai harmonizar perfeitamente com todos os ingredientes que nós colocamos no nosso bobó de camarão marajoara", finaliza o chef.

 

 

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Saúde e Bem Estar 7 cuidados que devemos ter quando vamos entrar ou sair do inverno
Humor 14 Construções muito estranhas
Variedades Nostalgia: Relembre antigos produtos e marcas
Comportamento 8 segredos da linguagem corporal que usam todas as pessoas bem sucedidas. A 6ª é essencial.
Turismo Coisas que não são permitidas na Arábia Saudita: cinemas, gatos, mulheres dirigindo...
Saúde e Bem Estar As mulheres amam sapatos, mas que cuidados devemos ter ao escolhê-los?
Artes Anúncios publicitários feitos por gênios
Mangás e Animes Versões reais de seus personagens de desenhos animados