Cidades

Cidades

Fechar
PUBLICIDADE

Cidades

Semana da Mobilidade incentiva população a deixar o carro em casa e vivenciar a cidade de bicicleta

A programação se inicia neste sábado, 16, e culminará na próxima sexta-feira, 22, data em que é celebrado em todo o mundo o Dia Mundial Sem Carro.

 

Começa em Belém, neste sábado (16), a Semana da Mobilidade, promovida por instituições que defendem o deslocamento ativo das pessoas na cidade a pé ou de bicicleta. O intuito é fazer a sociedade perceber e vivenciar a cidade de uma forma diferente, fora de um carro. A programação culminará na próxima sexta-feira (22), data em que é celebrado em todo o mundo o Dia Mundial Sem Carro. Nesse dia, serão realizadas atividades em defesa do meio ambiente e da qualidade de vida nas cidades.

O Dia Mundial Sem Carros é organizado em Belém historicamente pelo movimento Bicicletada Belém, e, mais recente, pela rede Bike Anjo, ONGs que promovem o uso da bicicleta. “Esse ano não será apenas um dia sem carro, mas uma semana inteira com atividades relativas ao deslocamento ativo, sete dias de ações e iniciativas pela mobilidade urbana sustentável na capital paraense”, explica uma das organizadoras, Melissa Noguchi.

O evento conta com membros da Pará Ciclo, coletivo de ciclistas de Belém. Ele é formado por pessoas que desenvolvem atividades diversas para promover a bicicleta na cidade, como rodas de conversa e bate papo. Além disso, o coletivo elabora projetos para conseguir financiamentos e implantar iniciativas saudáveis na cidade. Em Belém, são 12 ciclistas voluntários.

Membros da ONG nacional Bike Anjo, que também promove a bicicleta, também irão participar da programação. “A maioria dos ativistas estão em todos os movimentos. São pessoas que querem, de alguma forma, levantar a bandeira de uma forma mais saudável de viver, pois tem gente que vai à padaria, a dois quarteirões de casa, de carro”, explica Melissa.

Programação

A programação se inicia neste domingo (17) com o 2º Passeio Cycle Chic, na Let’s Bike Café, na Av. Alcindo Cacela, 1265, às 17h. O evento, em que pessoas deixam o carro em casa e saem para pedalar, acontece em várias cidades do mundo.

Na terça-feira (19), tem Roda de Conversa na Belém Photos, na Av. Braz de Aguiar, 430, às 19 h, e no dia seguinte, os participantes do movimento farão transmissão de lives pela página Pará Ciclo. Nos vídeos, pessoas vão contar porque usam bicicleta para se locomover.

No Dia Mundial Sem Carro (22), às 6h, tem Blitz Solidária na Av. Gentil Bitencourt com Av. José Bonifácio. Na ocasião, dois mecânicos vão atender ciclistas fazendo manutenção básica como ajuste de freio e enchimento de pneu. Haverá, ainda, café da manhã e orientação sobre reparos em bicicletas. À noite, às 19h, tem CineBike na Praça Floriano Peixoto, no Mercado de São Brás, com projeção do documentário Mama Aghata e de vídeos musicais com bicicletas.

“Vamos celebrar as pessoas que andam de bicicleta. Hoje, o ciclista é excluído por conta da cultura automobilística do capital. Crescemos ouvindo que uma pessoa bem sucedida deve comprar um carro. Temos que mudar esse paradigma”, avalia Melissa.

Participantes de movimento em Belém celebraram, em programação, as pessoas que andam de bicicleta (Foto: Carlos Magalhães) Participantes de movimento em Belém celebraram, em programação, as pessoas que andam de bicicleta (Foto: Carlos Magalhães)

Participantes de movimento em Belém celebraram, em programação, as pessoas que andam de bicicleta (Foto: Carlos Magalhães)

Veja a programação completa:

17/09 – 17h – 2º Passeio Cycle Chic – Let’s Bike Café (Av. Alcindo Cacela, 1265).

18/09 – 8h – Desafio Intermodal – chamada na página Bike Belém.

19/09 – 19 h – Roda de Conversa – Belém Photos (Av. Braz de Aguiar, 430).

20 e 21/09 – Viva a Cidade Viva – Transmissão de lives pela página Pará Ciclo.

22/09 – Dia Mundial Sem Carros 2017.

6h – Blitz Solidária (Av. Gentil Bitencourt com Av. José Bonifácio).

Café da manhã e pequenos ajustes grátis em bicicletas.

19h – CineBike (Praça Floriano Peixoto – Mercado de São Brás) – Projeção do Documentário Mama Aghata e de vídeos musicais com bicicletas.

Serviço: Semana da Mobilidade, em Belém, de 16 a 22 de setembro de 2017. Informações: (91) 98809-6553/ 98865-9051.

  • Belém

 

 

 

 -  A programação culminará na próxima sexta-feira  22 , data em que é celebrado em todo o mundo o Dia Mundial Sem Carro  Foto: Diogo Viana
A programação culminará na próxima sexta-feira 22 , data em que é celebrado em todo o mundo o Dia Mundial Sem Carro Foto: Diogo Viana
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Ecologia Vídeo: Vespa se alimentando
Celulares Novo Iphone deverá ter reconhecimento facial, lançamento previsto para 2018
Ciência Construa passo-a-passo sua própria bobina de Tesla
Variedades Sete truques baratos que vão facilitar sua vida
Variedades 18 coisas que só sabem quem tem irmãos
Saúde e Bem Estar Alho: cure dores de dente, ouvido ou de cabeça com esse alimento
Artes Anúncios publicitários feitos por gênios
Mangás e Animes Alguns dos momentos mais hilários dos Simpsons