Mundo

Mundo

Fechar
PUBLICIDADE

Mundo

Iraque se prepara para nova operação militar contra EI no oeste

Segundo o general Abdelamir Yarallah, os guardas fronteiriços lançaram uma vasta operação para libertar Akachat ... e instaurar a segurança na fronteira ao norte da zona .

 

As tropas iraquianas anunciaram o lançamento, neste sábado (16), de uma operação militar para preparar a batalha pela reconquista de Qaim, bastião do grupo Estado Islâmico (EI) no deserto do oeste do Iraque, fronteiriço com a Síria.

"O Exército, o Hashd al-Shaabi, os guardas fronteiriços lançaram uma vasta operação para libertar Akachat (...) e instaurar a segurança na fronteira ao norte da zona", afirmou o general Abdelamir Yarallah, chefe do Comando Conjunto de Operações (JOC), que coordena a luta contra o EI no Iraque.

As unidades paramilitares do Hashd al-Shaabi (chamadas de "mobilização popular") apoiam as forças do governo iraquiano desde 2014, contando com o suporte da coalizão internacional liderada pelos Estados Unidos para recuperar das mãos do EI os territórios conquistados naquele ano.

Akachat, uma aldeia onde vivem 300 famílias, encontra-se perto da fronteira síria e a cerca de 100 quilômetros ao sudoeste de Qaim.

Os extremistas chegaram a controlar um terço do país e, agora, contam com as regiões de Hawija, 230 km ao norte de Bagdá, e três localidades do deserto oriental na fronteira com a Síria - Al Qaim, Rawa e Anna, quase 350 km ao oeste. Segundo um general iraquiano, "mais de 1.500 jihadistas" se encontram estacionados lá.

Em julho, as tropas iraquianas reconquistaram Mossul (norte), a segunda cidade mais importante do país.

 

 

 

PUBLICIDADE
Artes Algumas criações de bons artistas
Celulares Vídeos Youtube poderão ser abertos dentro do Whatsapp
Personalidades Os 23 atores de séries mais bem pagos
Turismo Maravilhosa Ponte de Oresund, com rodovia e ferrovia, submerge no mar
Variedades O que realmente aconteceu com as vítimas do Titanic?
Ecologia Vídeo: Vespa se alimentando
Turismo Castelo de Belvoir: um dos mais belos castelos da Inglaterra e o assento dos duques de Rutland
Mangás e Animes Versões reais de seus personagens de desenhos animados
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE