Cidades

Cidades

Fechar
PUBLICIDADE

Cidades

Moradores enfrentam rodízio no abastecimento de água em Luminárias, MG

Cidade adotou racionamento há 15 dias devido ao baixo nível dos reservatórios.

 

Moradores de Luminárias (MG) já enfrentam um rodízio no abastecimento de água. No município, a água consumida pelos moradores vem de duas nascentes e um poço artesiano, mas o nível dos reservatórios está baixo. Há 15 dias o município adotou o rodízio no abastecimento. Na cidade, o abastecimento é feito pela prefeitura e o consumo não é cobrado.

"Aproximadamente 8 horas diárias de forma intercalada nos bairros o abastecimento é interrompido e depois ele volta novamente para reabastecer as caixas d´água e também para os reservatórios do município conseguirem suprir essa demanda", disse o assessor da prefeitura, Lincon Daniel de Souza.

Nesta semana, a Prefeitura de Luminárias emitiu um ofício pedindo para que a população não desperdice água. Moradores dizem que não chove no município há pelo menos 100 dias e o nível dos reservatórios é preocupante.

Luminárias tem quase 6 mil habitantes e toda a água consumida pela população vem de fontes. Uma das nascentes é responsável por 40% de todo o abastecimento. No local, a vazão já reduziu em 70%. Juntos, os três pontos de captação da cidade fornecem por dia 1,380 milhão de litros de água.

O abastecimento é feito pelo município. Não há tratamento da água, nem controle do fornecimento. Sem hidrômetros nas casas, os moradores não pegam pelo serviço e se acostumaram com a fartura.

Em um lava jato da cidade, a água já não vem pelo encanamento. A prefeitura envia um caminhão-pipa com água do ribeirão para abastecer o reservatório. O dono diz que ainda não faltou água, mas já estão acontecendo mudanças para garantir o ganha pão.

"A gente está montando uma bomba, que economiza cerca de 70% de água, para estar economizando e não ter problema de faltar", disse o comerciante Thiago Diniz.

Diante da eminência de ficar sem água, todos estão preocupados.

"Aqui sem água não é nada, tem que lavar a louça, os alimentos, então não tem como", disse a comerciante Márcia Mesquita.

Leia outras notícias da região no G1 Sul de Minas

  • Luminárias

 

 

 

Veja mais:

PUBLICIDADE
Turismo Maravilhosa Ponte de Oresund, com rodovia e ferrovia, submerge no mar
Variedades Estudo diz que pessoas de olhos castanhos transmitem mais confiança
Imagens 13 enganos em fotos
Variedades 18 coisas que só sabem quem tem irmãos
Saúde e Bem Estar Como você mantém bananas frescas por mais tempo? A solução está bem na sua cozinha
Variedades Será possível descubrir o que revela sobre sua saúde e felicidade analisanado as linhas do pulso?
Ecologia Vídeo: Vespa se alimentando
Celulares Novo Iphone deverá ter reconhecimento facial, lançamento previsto para 2018
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE