Cidades

Cidades

Fechar
PUBLICIDADE

Cidades

STF nega liminar para suspender demarcação de terra indígena em MT

Terra Indígena Pequizal do Naruvôtu está localizada entre Canarana e Gaúcha do Norte. Prefeitura alegou ao STF que terra indígena incidia em parte do território do município.

 

O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou liminar que pretendia suspender os efeitos do decreto que homologou, em abril de 2016, a demarcação da Terra Indígena Pequizal do Naruvôtu, entre Canarana e Gaúcha do Norte, municípios localizados no nordeste mato-grossense. A liminar foi indeferida no dia 5 de setembro e divulgada nesta sexta-feira (15).

A terra indígena tem uma área de 27 mil hectares. A liminar foi impetrada pelo município de Gaúcha do Norte. Segundo o município, a área demarcada incide em parte de seu território, que foi comprometido com a demarcação da Terra Indígena Parque Nacional do Xingu, ocasionando prejuízo econômico.

O município também alega que a nova demarcação representa, na verdade, uma ampliação dos limites da Terra Indígena Parque do Xingu.

No mandado de segurança, o município sustentou que não teve assegurada participação nos estudos e trabalhos que antecederam a autorização para a demarcação administrativa da área. A prefeitura também alegou que seria evidente o abandono voluntário da terra em questão pelos indígenas da etnia Naruvôtu.

Em sua decisão, o ministro Fachin lembrou as razões apresentadas ao indeferir liminar, no qual um fazendeiro também questiona a demarcação. Naquele caso, Fachin destacou que o laudo antropológico que embasou a demarcação apontou a existência de ocupação indígena na área demarcada como Terra Indígena Pequizal do Naruvôtu, e que o impetrante não conseguiu demostrar a inexistência da presença indígena na área.

  • Canarana
  • Gaúcha do Norte

 

 

 

Veja mais:

PUBLICIDADE
Variedades Super Heróis em situações inusitadas
Turismo Castelo de Belvoir: um dos mais belos castelos da Inglaterra e o assento dos duques de Rutland
Saúde e Bem Estar Coisas que você não podemos emprestar de e para outras pessoas
Variedades Um teste que os adultos não conseguem resolver, uma criança encontra a resposta em poucos segundos
Variedades Como combinar sua bolsa com seus sapatos. Aprenda algumas regras de estilo!
Comportamento Se você tem algum desses nomes há chance de se casar em 2018
Turismo Cidades populares que podem ser perigosas para os turistas
Personalidades Os 23 atores de séries mais bem pagos
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE