Cidades

Cidades

Fechar
PUBLICIDADE

Cidades

Formiga decreta situação de emergência em virtude da seca

Atualmente, Rio Formiga está 60% abaixo do nível adequado. O prazo de vigência do decreto é de até 180 dias.

 

O período de estiagem está levando várias cidades da região Centro-Oeste de Minas a decretar situação de emergência. Dessa vez o município de Formiga emitiu um decreto, nesta sexta-feira (15), estabelecendo essa condição em virtude da baixa captação de água que, atualmente, está em 60% abaixo do nível adequado.

O decreto explica que em condições normais, para abastecer toda a população da cidade, são captados no Rio Formiga 15 milhões de litros/dia de água bruta para tratamento, que somados ao adicional dos poços artesianos, perfaz um total de 19 milhões de litros/dia.

Nível de captação de água está 60% abaixo do normal em Formiga (Foto: Prefeitura de Formiga) Nível de captação de água está 60% abaixo do normal em Formiga (Foto: Prefeitura de Formiga)

Nível de captação de água está 60% abaixo do normal em Formiga (Foto: Prefeitura de Formiga)

Atualmente, a captação e o tratamento de água bruta superficial está em 8,5 milhões de litros/dia, portanto, 60% abaixo da capacidade . O prazo de vigência do decreto é de até 180 dias.

Em nota, a Prefeitura afirma que não tem caminhões-pipa suficientes para atendimento aos órgãos públicos e às situações extremas de residências que se localizam nas partes mais elevadas da cidade. O decreto, então, foi necessário para facilitar as contratações de serviços e aquisição de materiais sem a necessidade de fazer licitações.

Entenda o que é situação de emergência

De acordo com o Ministério da Integração Nacional, o termo é definido como uma "situação anormal, provocada por desastres" e que comprometa parcialmente a capacidade de resposta do poder público local. O caso pode requerer ajuda financeira ou reforço policial, deslocado de regiões vizinhas sob o comando da União.

O advogado e professor da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Karol Araújo Durço, explica que, ao decretar situação de emergência, o município pode flexibilizar o rigor da legislação sobre procedimentos que devem ser adotados em condições normais. “Ficam dispensados de licitação os contratos de aquisição de bens, de prestação de serviços e de obras necessárias às atividades de resposta para amenizar a situação, facilitando as ações de assistência à população”.

 

 

 

 -  Nível de captação de água está 60% abaixo do normal em Formiga  Foto: Prefeitura de Formiga
Nível de captação de água está 60% abaixo do normal em Formiga Foto: Prefeitura de Formiga
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Internet Fotoramio, um espetacular editor de imagens online e gratuito
Comportamento 8 segredos da linguagem corporal que usam todas as pessoas bem sucedidas. A 6ª é essencial.
Comportamento Tem medo do fracasso? Você tem que ler estas dicas
Ciência Construa passo-a-passo sua própria bobina de Tesla
Variedades Dezoito esculturas na areia que são verdadeiras obras de arte
Variedades Fotos curiosas que lhe farão pensar um pouco
Celulares Vídeos Youtube poderão ser abertos dentro do Whatsapp
Ecologia Conheça as incríveis formigas Pote-de-Mel