Mundo

Mundo

Fechar
PUBLICIDADE

Mundo

Prefeitura de Itaúna atende TCE/MG e adota novos procedimentos no regime previdenciário dos servidores

Instituto Municipal de Previdência dos Servidores Públicos de Itaúna IMP pretende colocar as medidas em vigor até o fim do ano. O objetivo é implantar gestão compartilhada, fundamentada na boa governança corporativa.

 

A direção do Instituto Municipal de Previdência dos Servidores Públicos de Itaúna (IMP), iniciou procedimentos para a implementação de 32 ações para garantir mais eficiência na sua administração. Parte dessas medidas atendem as recomendações do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE/MG) e devem ser efetivadas até o fim do ano.

Ao G1, o TCE explicou que as recomendações foram feitas a partir da análise da prestação de contas da gestão anterior da Prefeitura de Itaúna. Outras medidas foram extraídas do "Manual de Boas Práticas", da Associação Nacional de Entidades de Previdência dos Estados e Municípios. Também há mudanças alinhadas com o programa especial do Ministério da Previdência Social.

De acordo com o diretor-geral do IMP, Sandro Ferreira Pinto, as ações propostas têm como eixos centrais a gestão compartilhada e a governança corporativa. "Além das recomendações legais, como a previsão do artigo 37 da Constituição Federal, que destaca a legalidade, a publicidade e a eficiência; faz-se necessária a adoção de um conjunto de boas práticas para aumentar a confiança das partes interessadas, que são os segurados, fornecedores, colaboradores, entre outros envolvidos perante a autarquia", explica.

Confira algumas medidas que serão implementadas

* Repaginar o site do IMP, alimentando-o com conteúdo constantemente. Através dele, o usuário poderá ter acesso as mais diversas informações, inclusive simular sua aposentadoria;

* Elaboração de boletim bimestral destinado aos segurados e à sociedade civil;

* Capacitação permanente dos conselheiros e servidores;

* Criação e instalação da Ouvidoria do IMP;

* Realização periódica de “pesquisa de satisfação” com os segurados;

* Recadastramento de inativos e de segurados ativos;

* Elaboração de Cartilha Previdenciária;

* Realização de curso de educação previdenciária;

* Curso de educação financeira para os segurados;

* Entrega de menção honrosa aos aposentados do mês;

* Implantação do Programa de valorização e integração de aposentados e pensionistas;

* Implantação do Programa de preparação para a aposentadoria;

* Elaboração e publicação do Código de Ética do IMP;

* Realização do Encontro Previdenciário dos Servidores Públicos Municipais;

* Implantação do IMP Itinerante, para que servidores do Instituto percorram todos os setores da Prefeitura, Câmara e autarquias informando e respondendo a dúvidas dos servidores.

  • Itaúna

 

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE