Agricultura

Agricultura

Fechar
PUBLICIDADE

Agricultura

Raça Senepol terá Mega Encontro Internacional

Presidente da ABCB Senepol Pedro Crosara Gustin fará a abertura do Mega Encontro Internacional

 

As soluções integradas da pecuária de corte para produção de carne bovina de qualidade e as tendências de mercado estão entre os temas que estarão em debate durante o “Mega Encontro Internacional do Senepol – Do Pasto ao Prato”. Agendado para o período de 30 de agosto a 10 de setembro, o evento acontecerá durante a 54ª Exposição Agropecuária de Uberlândia- Camaru 2017, considerada umadas principais feiras do calendário da raça Senepol.

A programação do Mega Encontro Internacional do Senepol – Do Pasto ao Prato contará com uma série de atividades, tais como dias de campo, cursos, leilões, lançamentos, mostra de animais e degustação de carne gourmet Senepol. “Será um evento épico para a raça Senepol, com a possibilidade dos criadores se atualizarem sobre temas de extrema relevância para o setor que precisa se mostrar cada vez mais eficiente.”, destaca o presidente Associação Brasileira dos Criadores de Bovinos Senepol (ABCB Senepol) Pedro Crosara Gustin.

O I Seminário Técnico Internacional da Raça Senepol, agendado para os dias 5 e 6 de setembro, também integra a agenda do Mega Encontro e já está com inscrições abertas (www.senepol.org.br [3]). Especialistas renomados de diversos segmentos da pecuária estarão entre os palestrantes. No primeiro dia, o painel “Cenário Econômico e o Papel da Pecuária Integrada” terá palestras do diretor-fundador da Scot Consultoria, Alcides Torres, sobre o atual momento econômico da pecuária de corte. Já o presidente da Associação Brasileira de Inseminação Artificial (ASBIA), Sérgio Saud, falará sobre “IATF como ferramenta para o aumento da produtividade na pecuária de corte”.

A diretora da Associação Brasileira de Indústrias de Suplementos Minerais (ASBRAM), Beth Chagas, abordará a importância da nutrição para redução do ciclo de produção. Outro palestrante do I Seminário Técnico Internacional da Raça Senepol será o presidente da Nova Assocon – Associação dos Confinadores, Alberto Pessina, que trará as novidades dos sistemas de produção para terminação eficiente.

PROGRAMAS DE CERTIFICAÇÃO DA CARNE - O I Seminário Técnico Internacional da Raça Senepol mostrará ainda como a indústria e as associações de criadores têm conduzido seus programas de certificação da carne. Serão compartilhadas as experiências das Associações de Hereford/Braford, de Angus e de Nelore. Outros temas que estarão em debate serão “Carne Bonificada: Carne de Qualidade para o consumidor e lucro para o produtor” e “A experiência do cooperativismo explorando nichos do mercado de carne”.

O painel “Manejo/Sanidade” finalizará os debates do primeiro dia do I Seminário Técnico Internacional da Raça Senepol. A importância do manejo racional no aumento da eficiência produtiva será abordada pelo professor da UNESP, Mateus Paranhos. Durante o painel também haverá palestra sobre profilaxia e saúde de casco, ectoparasitas e prevenção de doenças, tais como: Leucose, IBR, BVD, Brucelose, Leptospirose.

O primeiro dia do Seminário encerrará com a Mostra de Animais da Raça Senepol, a partir das 20h, e happy-hour, promovidos pelos promotores do leilão do dia 6 de setembro, que ocorrerá no Parque Camaru.

MELHORAMENTO GENÉTICO- As mais modernas ferramentas de seleção da raça Senepol serão apresentadas ao longo do segundo dia do I Seminário Internacional. A experiência norte-americana com a avaliação genética do Senepol será tema da palestra do diretor e geneticista chefe da AGI (subsidiária da American Angus Association), Stephen Miller. Ele também falará sobre “A DEP Genômica na raça Angus nos EUA: Resultados e Desafios”. O norte-americano Tad Sonstegard, da empresa especializada em edição de genes, ministrará a palestra “Gene Slick: Importante diferencial da raça Senepol”.

Já especialistas brasileiros na área de genética abordarão os resultados das provas de avaliação de desempenho, Consumo Alimentar Residual (CAR), ultrassonografia de carcaça, a importância do arquivo zootécnico nacional da raça e da avaliação intra-rebanho, como evitar a dupla musculatura. Outro destaque será o Programa de Melhoramento Genético do Senepol (PMGS), lançado este ano pela ABCB Senepol, organizadora do evento. A seleção genômica, que faz parte do PMGS, assim como as soluções genômicas para bovinos desenvolvidas pela empresa Neogen/Deoxi também serão abordadas durante o Seminário.

O professor da USP, José Bento Ferraz, finalizará a série de palestras do I Seminário Técnico Internacional de Senepol, enfocando como a raça pode se manter competitiva no médio e longo prazo.

 

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE