Agricultura

Agricultura

Fechar
PUBLICIDADE

Agrishow 2017

Equipamento gerencia precisão de pulverizações com defensivos e otimiza gestão de custos

Sistema DropScope foi desenvolvido por meio de uma parceria entre o Centro de Engenharia e Automação do IAC-SP, o IMA-MT e a empresa X-Factory ferramenta reduz em até 30 o desperdício de defensivos

 

 -

Ribeirão Preto (SP) – Desenvolvido em conjunto pelo Centro de Engenharia e Automação do Instituto Agronômico (CEA-IAC) - órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de SP –, a empresa X-Factory e o IMA – Instituto Mato-Grossense do Algodão, o sistema DropScope será lançado hoje na Agrishow. Trata-se, segundo pesquisadores, de uma inovadora ferramenta de agricultura de precisão, concebida para o produtor rural obter eficácia agroeconômica nas aplicações de defensivos agrícolas.

Na etapa de testes, pesquisas e validação de resultados científicos, informam os desenvolvedores, o sistema DropScope resultou na queda de até 30% nos custos de tratamentos com defensivos agrícolas, sobretudo em virtude da redução de desperdícios.

Diretor de Pesquisa & Desenvolvimento da X-Factory, o empresário Edson Minatel destaca que a nova tecnologia será disponibilizada ao mercado na forma de um kit, composto por um aplicativo para celular e tablet (app), um mini microscópio digital específico e por unidades do DropCard, um cartão digital construído à base de um papel especial, importado da Suíça, sensível à água (hidrossensível). Ele ressalta que o kit é de pequeno porte e facilmente transportável a áreas de lavouras.

O pesquisador científico do CEA-IAC da cidade de Jundiaí, Hamilton Ramos, explica que o cartão DropCard, o ‘cérebro do sistema DropScope’, possibilita a um engenheiro agrônomo realizar de forma rápida à análise de indicadores técnicos atrelados a uma pulverização agrícola. O DropCard, salienta Ramos, funciona conectado ao app e ao mini microscópio digital.

“Cada DropCard é composto por um código de barras (QRCode) e por uma área amarela sensível à água. Colocados criteriosamente sobre plantas delimitadas a uma área-teste de lavoura, esses cartões captam, e fixam em sua superfície, às gotas provenientes da pulverização, que ficam registradas na cor azul”, descreve Ramos.

Em seguida à pulverização-teste, acrescenta o pesquisador, cada DropCard tem a imagem de sua superfície transferida à tela do computador, apresentando ao usuário todos os parâmetros do tratamento fitossanitário: quantidade de gotas incidente em plantas, tamanho dessas gotas, percentual de cobertura da lavoura e dados relativos à regulagem de pulverizadores agrícolas.

“Da avaliação desse conjunto de dados, o sistema aponta os ajustes necessários ao tratamento fitossanitário adequado de toda a lavoura-alvo”, observa Hamilton Ramos.

Minatel, da X-Factory, explica que a montagem do DropCard contempla também uma área resistente à água, para que o usuário manipule e prenda o produto às plantas sem que durante esse processo haja registros de contaminação na parte hidrossensível do cartão.

“O DropCard contém ainda um identificador único, lido pela câmera de celulares equipados com o app DropScope, que registra por meio de GPS todos os dados da pulverização, incluindo hora, local, área da planta marcada com o cartão e outros”, explica Minatel.

Os desenvolvedores do sistema DropScope afirmam que a nova ferramenta é de fácil manejo e autoexplicativa. Segundo eles, além de orientar passo a passo o controle de pragas, doenças e plantas daninhas, o recurso permite interferir na pulverização de maneira a reduzir custos com água, combustíveis e mão de obra.

A X-Factory Inovações Tecnológicas, empresa sediada na cidade paulista de São Carlos, acredita que o sistema DropScope será adotado por pequenos, médios e grandes produtores, “pela ótima relação custo-benefício que transfere às propriedades”, diz Minatel. Segundo ele, a meta da empresa é conquistar pelo menos 500 usuários para a ferramenta ainda este ano.

Mais informações: http://www.dropscope.com.br

 

 

 

 

PUBLICIDADE

Curiosidades

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE